O que faz juntar formigas? Medida de dissolução.


Uma especulação sem dados: não tem muito tempo Luiz Paulo Conde quando era prefeito da cidade do Rio de Janeiro, tomou a iniciativa, com o pretexto de zelar pela boa imagem da cidade, de eliminar certas concentrações de pessoas que considerava indesejadas. Ele queria nos fazer crer que todos os casos deveriam ser resolvidos democraticamente com o uso da lei, sem imposição da força policial.
Em um dos casos, grupos de Pitboys reuniam-se freqüentemente à noite nos finais de semana em frente às lojas de conveniência nos postos de gasolina. Os grupos ali se encontravam e se preparavam para a noite exibindo seus corpos sob a intensa e difusa luz fria, enquanto consumiam um coquetel de energizante, cerveja e gasolina.
A medida de dissolução? Quebra de consistência – a retirada de um dos elementos da composição. O legalmente viável? A proibição de venda de cerveja em postos de gasolina. O argumento ao público? Incompatibilidade entre os elementos álcool e direção. O imperativo publicitário? Se beber não dirija, se dirigir não beba.
A medida mostrou-se (relativamente) eficiente até a primeira liminar.

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published.